VILLAS BY JLCG

 

Elongated and horizontal, the very houses that JLCG create set the limits of each lot, forming large patios / gardens and private access. This organisation emphasises both the privacy and visual relationship with the surrounding land. With the horizontality that evokes the architecture of the region contrasting with the verticality of the towers that rise at each end, commanding sweeping views out over the town and castle.

VILLAS BY JLCG.jpg

CONCEITO

Longilíneas e horizontais, as casas organizam-se num movimento radial em torno de um eixo, estabelecendo elas próprias os limites de cada lote, conformando grandes pátios/jardins
e espaços de lazer privados. Esta organização garante a privacidade e enfatiza a relação visual com o território envolvente. À horizontalidade que evoca a arquitectura da região, contrapõe-se a verticalidade das torres que se erguem nas extremidades e conquistam

a vista sobre a cidade e castelo. 

ORGANIZAÇÃO

O acesso à casa faz-se pelo jardim, onde se encontra a piscina e uma ampla área exterior ajardinada que, através de árvores e elementos arquitectónicos, permitem grandes áreas de lazer em sombra. 

 

A entrada da habitação é feita numa posição central da casa, junto à zona social.
As habitações desenvolvem-se ao longo de um corredor que serve toda a casa, incluindo
o piso superior. A sala de estar desempenha um papel central, tanto na relação com os quartos, como na relação com o exterior. Juntamente com a sala de estar, encontra-se a sala de jantar e cozinha que, no seu conjunto permitem uma abertura franca ao jardim e à piscina.
A cozinha dá também acesso ao tratamento de roupas e ao pátio deste, que funciona
como lanternim ao corredor de distribuição. Os quartos, suites, escritórios e estúdios distribuem-se para ambos os lados da sala, ao longo do corredor principal. Existe ainda
um 2o piso onde se encontra um quarto ou um escritório, dependendo da tipologia, e ainda um espaço exterior com vista sobre o castelo. 

MATERIAIS E ACABAMENTOS

As construções serão, na sua maioria, em estrutura de betão constituída por pilares laminares e lajes maciças. Existirão também elementos de construção ligeira,
com estrutura mista de aço e madeira. As paredes serão em alvenaria de tijolo,
com caixa de ar e isolamento, de forma a garantir uma elevada performance térmica e acústica.

Os interiores das habitações serão revestidos a estuque, e os pavimentos em madeira. Nas instalações sanitárias e cozinhas, as paredes serão também estucadas e pintadas com revestimentos pontuais em pedra natural. Todas as coberturas serão planas, com revestimento em pedra rolada e capeamentos em pedra natural.

Os pátios terão diferentes espécies de árvores e serão ajardinados, de forma a permitir a sua vivência com grande conforto.